6 dicas matadoras para aumentar o alcance orgânico no Facebook

27.05.2018 -

O Facebook tem amadurecido como ferramenta. E este amadurecimento tem reduzido muito (ou quase completamente) o alcance orgânico das publicações. Mas hoje revelo 6 dicas que facilitam a entrega orgânica que sempre ensino aos meus alunos e clientes. São elas: 

 
1. Produza vídeos, mas especialmente vídeos ao vivo.

Pelo que se tem visto, os vídeos ainda são favorecidos pelo novo algoritmo, mas os vídeos ao vivo (lives) são ainda mais importantes. Em seu anúncio, Zuckerberg escreveu que “os vídeos ao vivo muitas vezes levam à discussão entre os espectadores no Facebook - na verdade, os vídeos ao vivo têm, em média, seis vezes mais interações do que os vídeos comuns”.

Isto significa que se você ainda não investiu tempo e energia para postar vídeos ao vivo no Facebook , você deve fazer imediatamente. Este é um dos poucos exemplos concretos de conteúdo do Facebook que terão um bom desempenho sob o novo algoritmo, então pode ter certeza de que você obterá excelentes resultados se investir nisto enquanto ainda é novidade.
A National Geographic tem feito um ótimo trabalho ao incorporar vídeo ao vivo em sua estratégia. Eles postam 70 histórias ao vivo por mês, alcançando mais de um milhão de telespectadores, muitas vezes trazendo seguidores em “safáris ao vivo” na selva.

2. Evite isca de engajamento

Pode ser tentador tentar hackear o novo algoritmo perguntando ao seu público “COMENTE este post se você já fez tal coisa”. Mas isso é bem 2010 e se você já foi a algum dos meus cursos, aprendeu mais de 50 formas de gerar conteúdo para aumentar o engajamento sem ser chato ou parecer spam.
Além disso, o Facebook diz: "Usar ' isca de engajamento ' para incitar as pessoas a comentarem sobre postagens não é uma interação significativa, e continuaremos rebaixando essas postagens no Feed de notícias".

3. Concentre-se na construção da comunidade através de grupos no Facebook

Como os Grupos do Facebook já operam com base no envolvimento do público, essa tática de marketing provavelmente lhe servirá bem sob o novo algoritmo. Em “Que tipo de publicações na página criam interações significativas?” No comunicado de imprensa oficial do Facebook , Adam Mosseri mencionou especificamente os Grupos do Facebook. “Em Grupos, as pessoas geralmente interagem em torno do conteúdo público. As empresas locais se conectam com suas comunidades, publicando atualizações relevantes e criando eventos.” As empresas devem procurar novas maneiras de envolver os clientes com grupos, juntamente com seus esforços de publicidade e de página. Se você ainda não pensou nisso, então pode adicionar à sua estratégia de marketing imediatamente.
Existe uma empresa no Canadá chamada Deciem que é um ótimo exemplo de tudo o que uma marca pode obter de resultado com grupos do Facebook. No grupo “ DECIEM ENTHUSIASTS ”, os clientes compartilham análises de produtos, esquemas de cuidados com a pele (que sempre envolvem os produtos da Deciem), conselhos e notícias da empresa (como a tão falada demissão de um Co-CEO). Você pode adaptar isso para a sua marca sem custos adicionais. #DicaDoCarter.

4. Continue criando conteúdo de qualidade que faça barulho entre seu público

Este é o conselho mais importante que eu posso lhe dar. Tudo sobre "interações significativas" se resume a criar conteúdo de qualidade que as pessoas realmente querem ver. E como você sabe o que as pessoas querem ver? Ao pesquisar o seu público, preferencias de conteúdo, relatórios de resultados em seus canais você conseguirá saber o que precisa ser dito nos seus conteúdos. O conteúdo de qualidade deve gerar interação e identificação rápida, antes que o usuário possa rolar para a próxima publicação. Invista em boas imagens (reais. As imagens de banco ou da internet não causam o mesmo efeito) e em legendas que passem a mensagem rapidamente.

5. Conecte-se com os influenciadores do Facebook

No comunicado oficial, Adam Mosseri escreveu: “Muitos criadores que postam vídeos no Facebook promovem discussões entre seus seguidores, assim como postagens de celebridades.” Você poderia interpretar isso literalmente, mas estou disposto a adivinhar que a maioria das marcas não consegue anunciar com grandes nomes da publicidade.

Encontrar influenciadores ou embaixadores para fazer parcerias, colaboração ou compra de mídia pode muito bem levar a um maior engajamento e seguidores para você, porque, se o conteúdo for proveniente de alguém em quem as pessoas confiam, parecerá mais autêntico. O Facebook observou que mostrará mais postagens de “influenciadores que a comunidade considera confiável"
Mas verifique se o conteúdo ainda segue todas as diretrizes desta lista. “Só porque um influenciador está postando, isso não significa que ele não tenha que ser bem pesquisado, valioso ou significativo”. Ele ainda tem que estimular a conversa. Além disso, o marketing de influência (tendência cada vez mais confirmada para os próximos anos) precisa de atenção e ao menos uma folha a mais no seu planejamento de marketing. Certifique-se de estar preparadx com uma estratégia antes de investir nisto.

6. Incentive os clientes a seguir sua página

Uma coisa que não está mudando no feed de notícias do Facebook é a capacidade de os usuários verem sempre as postagens de suas Páginas favoritas escolhendo “Ver primeiro” nas preferências de feed de notícias. Isso significa que as empresas não devem ter vergonha de pedir aos clientes que sigam suas páginas no Facebook. Eles podem até mesmo lembrar os seguidores leais sobre a opção "Ver primeiro".


Essas dicas são úteis para publicar conteúdo em todas as plataformas de mídia social, não apenas no Facebook. Como sempre, não há motivos para temer mudanças no algoritmo se você já estiver dedicadx a fornecer a seus clientes conteúdo valioso e de qualidade. O Facebook está trabalhando duro para se certificar de que está mostrando aos usuários o conteúdo com o qual eles se preocupam e que é de fontes confiáveis - portanto, verifique se você é um deles. Se você quiser saber mais sobre o algoritmo do Facebook e formas de gerar conteúdo que interesse ao seu público, leia o texto que já escrevi sobre o assunto, neste link

 O blog Evandro Carter é um blog de Marketing com a curadoria de Evandro Carter, especialista em Marketing com atuação principalmente na área do marketing digital. O blog de marketing, evandrocarter.com.br tem como sede, o escritório de seu editor-chefe, em Caxias do Sul.